A situação atual do SEO

0

Entrevista com Paulo Rodrigo Teixeira, especialista em SEO – Search Engine Optimization, Google Adwords pelo certificado Google Advertising Professional, criador do site referência em SEO no Brasil www.marketingdebusca.com.br, professor de Pós-Graduação em Marketing Digital pela FGV – Faculdade Getúlio Vargas e autor do livro SEO – Otimização de sites.

1-      Como Especialista em SEO, como você vê a evolução do mercado e os próximos passos?
O mercado ainda não é o ideal, mas melhorou muito. Ainda tem empresas que mesmo neste anos insistem em não investir em SEO preferindo links patrocinados ou outra mídia, mas se esquecem da importância do mix de marketing. Este problema acaba sendo uma vantagem para as empresas que se preparam e largam na frente. Os próximos passos que teremos no mercado serão o foco cada vez maior em relevância e conteúdo. Pensar mais no que nosso cliente faz antes mesmo da compra de um produto.

2-       Qual é a importância de se criar um Blog Corporativo?
Hoje é quase obrigatório. O objetivo é principalmente ser uma porta de diálogo com o mercado. Por ser ágil e pessoal, ele ajuda a empresa ser percebida como aberta e social, além de ter a vantagem de poder atrair clientes e gerar branding para uma marca.

3-      Muitas pessoas ainda não entenderam a principal importância de SEO. Por que SEO é tão importante?
A pessoas diariamente estão usando ferramentas de busca para comprar produtos e serviços. Não estar presente é como não estar presente no principal ponto comercial de uma cidade. Você deixaria de mostrar sua marca para diversas pessoas e seus concorrentes estaria lá atendendo potenciais consumidores. Sua empresa não vai quebrar por não estar no Google, mas você estará perdendo impacto com uma infinidade de clientes no momento em que ele precisa do seu produto.

4-      O Pagerank morreu? Qual é a melhor maneira de se avaliar um site hoje?
O PageRank que é usado na toolbar não é 100% confiável, tal como diversas ferramentas e métricas existentes no mercado. Para avaliar um site é importante entender primeiramente se ele é util para as pessoas. Em seguida é pensar se ele traz relevância para o assunto tratado. Outro ponto é se ele responde as dúvidas dos seus clientes.

5-      O que você recomendaria para empresa que ainda não fazem SEO como forma de marketing?
Eu diria para pensarem se alguma vez na vida elas já usaram uma ferramenta de busca para auxiliar o processo de uma compra ou informação sobre uma empresa. Se elas já fizeram isto, elas já tem a resposta.

Share.

Leave A Reply