Como escrever um Plano de Marketing para Estratégia de Preços

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                                                Como escrever um Plano de Marketing para Estratégia de Preços

Por Antonio Savino

preço e produto
No artigo anterior falamos de “Como escrever um Plano de Marketing – Produtos e Serviços” A parte da estratégia de marketing para definição de um preços para o plano de marketing consiste em determinar como vai o preço do seu produto ou serviço, o preço cobrado tem de ser competitivo, mas ainda permitir que você faça um lucro razoável.

A palavra chave aqui é “razoável”, você pode cobrar o preço que quiser, mas para cada produto ou serviço há um limite para o quanto o consumidor está disposto a pagar. Sua estratégia de preços deve ter esse limite de consumo em conta.

A pergunta mais comum que as pessoas de pequenas empresas têm sobre a seção estratégica de preços do plano de marketing é: “Como você sabe o preço a cobrar?”

Basicamente você defini o seu preço por meio de um processo de cálculo de seus custos, estimando os benefícios para os consumidores, e comparando seus produtos, serviços e preços para os outros que são semelhantes.

Defina o seu preço, analisando o quanto isso custaria para produzir o produto ou serviço e adicione um preço justo para os benefícios que o cliente vai gostar. Examinando o que os outros estão cobrando por produtos ou serviços semelhantes irá guiá-lo quando você está tentando descobrir o que é um preço “justo” para tais benefício.

A estratégia de preços a delinear em seu plano de marketing irá responder as seguintes perguntas:

– Qual é o custo de seu produto ou serviço? Certifique-se de incluir todos os seus custos fixos e variáveis, quando você está calculando isso, o custo de mão de obra e materiais são óbvias, mas você também pode precisar incluir os custos de frete, despesas administrativas e / ou custos de venda, por exemplo.

– Como o preço de seu produto ou serviço está comparado ao preço de mercado dos produtos ou serviços semelhantes?

Explique como o preço de seu produto ou serviço é competitivo. Por exemplo, se o preço que você pretende cobrar é menor, por que você é capaz de fazer isso? Se for maior, por que seu cliente estaria disposto a pagar mais? Isto é onde a “estratégia de marketing” parte da estratégia de preços entra em jogo o seu negócio vai ser mais competitivo se você cobrar mais, menos ou o mesmo que seus concorrentes e por quê?

Que tipo de ROI (Return On Investment) que você espera com esta estratégia de preços, e dentro de que prazo?

Pense nessas observações antes de ter uma amarga expiriência com as vendas, principalmente em jogar a sua equipe de vendas em uma furada.

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