Como funciona o departamento de marketing

2

Como funciona o departamento de marketing

Por Antonio Savino

Equipes de marketing consistem em uma variedade de funcionários, todos eles compartilham um objetivo comum em prol de promover a marca da empresa. Os membros da equipe de marketing precisam trabalhar em conjunto, encontrar uma maneira de criar o interesse em seus produtos e serviços da empresa. Eles trabalham em muitos segmentos e são instruidos para segurar papéis importantes no sucesso da sua empresa. Todos precisam estar em sintonia com o que está na moda, e consideravelmente inovador em seu trabalho.

Gerentes

Entrevista de Marketing, contratar e organizar uma equipe, criando programas e projetos para ajudar com a publicidade da empresa e metas de vendas. Os gerentes de marketing, muitas vezes vêm com idéias para logotipos de empresas ou até mesmo jingles para comerciais, mantendo um olho na concorrência ao tentar criar o interesse em sua própria empresa. Eles também são responsáveis por obter o seu pessoal para trabalhar em equipe, com o objetivo de manter o moral elevado da euipe de marketing.

Coordenadores de marketing

Coordenadores de marketing fazem tudo, desde atualizar o site da empresa para recomendar idéias para as possíveis iniciativas, tais como lemas da empresa ou temas a serem usados em publicidade. Os funcionários também gastam muito de seu tempo fazendo pesquisas, analisando modas e mudanças em seu mercado. Ocasionalmente, eles promovem a empresa através de explosões de e-mail, enviados para uma lista de discussão pré-selecionado ou os membros da mídia.

Designers Gráficos

Um designer gráfico lida com a arte para o departamento de marketing. Enquanto o gerente ou membro da equipe pode vir acima com idéias para gráficos, é o designer que faz o trabalho braçal. Os designers gráficos utilizam computadores e softwares relacionados (como o Photoshop ou Illustrator) para criar a arte. Muitas vezes, eles esboçam um rascunho, então ajustá-lo de acordo com as sugestões de outros membros do departamento de marketing.

Educação

Quase todos os gerentes de marketing, coordenadores de marketing e designers gráficos precisam ter obtido um diploma de bacharel. Isso é especialmente verdadeiro para os gestores, que às vezes precisa mesmo de um mestrado. Além de marketing, áreas de estudo para os gestores e membros da equipe geralmente incluem marketing, publicidade, negócios, vendas, administração e relações públicas. Enquanto isso, os designers gráficos tipicamente focam seus estudos sobre várias formas de arte comercial, publicidade e design do site.

Perspectivas

Empresas, considerando sempre como objetivo passar a palavra sobre os produtos e serviços que vendem, as oportunidades de membros de uma equipe de marketing deve sempre serem abundantes. Quanto ao futuro imediato, o U.S. Bureau of Labor Statistics dos EUA estima que os empregos para os gestores de marketing e os dois designers gráficos irão crescer em 13% até 2018. Isso é mais rápido do que a taxa média de crescimento para todas as profissões.

 

Share.

2 Comments

  1. Pedro Quintanilha on

    Gostei do artigo de vocês, mas acredito que uma equipe de marketing precisa de mais do que simplesmente gerentes, coordenadores e designer, pois na época em que estamos vivendo onde o marketing digital tem se levantado está se tornando o próprio marketing é impossível ignorarmos em uma equipe de marketing alguém da área de Digital. Quando digo isso não quero dizer que é obrigatório ter um analista de mídias sociais, um analista de SEO, um analista de Links Patrocinados, um analista de web analytics, mas sim que se faz necessário pelo menos um gerente, ou coordenador de marketing digital que tenha capacidade de cuidar dessas áreas mesmo que para projetos específicos a empresa precise contratar terceiros.
    É isso minha opinião se quiser expandir o conhecimento sobre isso escrevi um artigo sobre a equipe de marketing digital:

    Um abraço.

Leave A Reply