Como ser um bom vendedor?

0

Ser um vendedor é uma arte, que pode ser desenvolvida ou já fazer parte do carisma e poder de persuasão do profissional. Achar o balanço assertivo dos momentos certos de agir, reagir ou somente escutar é a chave que torna a sedução da venda mais eficaz.

Passe confiança
A confiança é o primeiro passo para que você conquiste a atenção de seu cliente. Com ela você conseguirá vender qualquer coisa. Para isso, coloque sempre o consumidor em primeiro lugar, mostre que o seu produto ou serviço é aquilo que ele precisa, mostrando assim a qualidade e benefícios que ele terá.

Enfatizar
Pesquise e analise o que o seu cliente realmente precisa ou quer, pois só assim você vai entender o seu consumidor e poder ter mais ferramentas para se tornar um bom vendedor.
– Interagir com o seu consumidor e fazer perguntas certeiras é a forma com que você vai conseguir determinar os desejos dele;
– Se o seu cliente expressa interesse em um produto em particular, pergunte-o o que ele gosta neste produto. Saiba o que motiva o seu consumidor a compra e quando ele compra.

Conhecimento de mercado
Saber tudo sobre o seu produto e tudo sobre o produto da concorrência é a forma com que você vai posicionar os benefícios que você pode oferecer e como oferecer. Nessa etapa você vai passar mais confiança para o seu consumidor.
Por exemplo: Se você vende chuteira de futebol, saiba qual jogador usa qual chuteira e quais diferenciais esse produto tem, tais como: tamanho, formato para conforto e como a chuteira foi desenvolvida para melhorar o rendimento de chutes, passadas e estabilidade em campo.

Pós-venda
Se você realmente quer ser um bom vendedor sempre entre em contato com o seu cliente depois da venda. Um simples telefonema para ele irá garantir que você saiba qual é a real satisfação com o produto comprado. Anote tudo o que ele comentar ou falar, mostre que vocês está a disposição sempre e caso haja algum problema, repasse para os departamentos responsáveis para solução. Isto é a chave para você ter sempre o retorno do seu consumidor no futuro.

Vestir bem para vender bem
Você precisa se vestir conforme o posicionamento do seu produto ou público. Claro que um vendedor de guitarra irá se vestir diferente de um vendedor de sapatos. Você precisa de um vestimento adequada  e que combine com aquilo que você está vendendo e com o perfil do seu consumidor.

Trabalhar como vendedor é um exercício diário, que precisa de disciplina e foco. Só com o tempo o processo vai ficando automático e assertivo.
 

Share.

Leave A Reply