Futuro do Marketing

0

O Futuro do Marketing

Por Antonio Savino

Recentemente empresas do mundo todo acompanharam as recessões. Desde 1930 por conta “Grande Depressão” da época não se via tamanha crise. Muitas pessoas se perguntaram o por quê ou o que ocasionou essa crise. O fundamento é estabelecido, os créditos fáceis, cartões de crédito e empréstimos para pessoas físicas e jurídicas são os pivos, aliados aos bancos ambiciosos.

Essa crise fez com que os consumidores cortassem gastos e adquirissem produtos e serviços mais baratos. Foi aí que empresas demitiram os funcionários e o desemprego dobrou de 5% para 10% nos Estados Unidos; com o Presidente Obama no poder, o governo tomou a iniciativa de investir bilhões na economia, ações que fizeram a estabilidade financeira em 2009.

Essa experiência transformou o consumidor, agora ele economiza mais para épocas de crise, e assim movimenta a economia de forma mais lenta.

O futuro do marketing está na mão dos profissionais da área, que terão que separar os clientes de seu dinheiro ou economias. Mas você deve se perguntar “De que forma farei isto”?

A resposta não vem facilmente, o profissional ainda terá que analisar o Marketing 1.0 e o Marketing 2.0 (ver os artigos), porém para se destacar as empresas de marketing deverão desenvolver estratégias, aliadas ao comportamento do consumidor em mídias sociais, se envolver com questões ambientais e de interesse do público. O intuito dessa interação é transformar cada vez mais o ambiente de baixa confiança em ligação direta entre marca e cliente.

O Marketing 3.0 volta com o boca a boca agora volta a ter credibilidade, os Inputs muitas vezes são gerados pela distribuição de informação das redes sociais e blogs, que por sua vez são conduzidos pelos consumidores.

Share.

Leave A Reply