Marketing 3.0 – Bem vindo

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Marketing3.0 – Bem vindo
Explicamos no post sobre a história do Marketing osurgimento da profissionalização do marketing.

O primeiro modelo surgiu com o conceito de marketing 1.0 foi definido pelo modelo T, de Henry Ford, que dizia “O carro pode ser dequalquer desde que seja preta”, analisando esse modelo observamos o quanto as estratégias de marketing eram voltados diretamente para o produto.

Com o surgimento de diversas empresas, foi estabelecido um processo de concorrência. As empresas tiveram que conceituar mais seus produtos e mostrar um diferencial em suas campanhas publicitária.

O conceito de marketing 2.0 nasceu da era da informação,qual, o cliente tem poder de escolher e interferir diretamente no preçoagregado ao produto. O marketing 2.0 visa sempre o consumidor, porém, ainda falha na convicção que só os inputs gerados pelas estratégias de marketing sejam suficientes para conquista de clientes.

O Marketing 3.0 nasce em um momento de grandes acontecimentos econômicos, sociocultural e principalmente ambiental. Nessemomento as empresas interagem diretamente com o consumidor e também tem amissão de promover soluções para os problemas do Mundo. Segundo Kotler “em épocasde crise econômicas global o marketing 3.0 adquire relevância ainda maior paraa vida dos consumidores na medida em que são afetados por rápidas mudanças e turbulênciasnas eferas social, econômica e ambientais”.

Marketing 1.0 Marketing Centrado no produto Marketing 2.0 Marketing voltado para o consumidor Marketing 3.0 Marketing voltado para os valores
Objetivo Vender  Produtos Satisfazer e reter o consumidor Fazer do mundo um lugar melhor
Forças propulsoras Revolução Industrial Tecnologia da informação Nova onda de tecnologia
Como as empresas veem o mercaod Compradores de massa, com necessidades física Consumidor inteligente dotado de coração e mente Ser humano pleno, com coração, mente e espírito
Conceito de Marketing Desenvolvimento de produto Diferenciação Valores
Diretrizes de marketing da empresa Especificação do produto Posicionamento do produto e da empresa Missão, visão e valores da empres
Proposição de valor Funcional Funcional e emocial Funcional, emocianal e espiritual
Interação com consumidor Transação do tipo um-para-um Relacionamento um-para-um Colaboração um-para-muitos

Philip Kotler, Marketing3.0: As forças que estão definido o novo marketing centrado no ser humano (Riode Janeiro: Campus, 2010)

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