MARKETING E RECURSOS HUMANOS: DUAS ÁREAS EM UMA?

0

MARKETING E RECURSOS HUMANOS: DUAS ÁREAS EM UMA?

Por Luiz Eduardo Gasparetto

A postura da área de Rh está mudando em muitas empresas. Hoje ela precisa ser mais estratégica do que sistêmica. Precisa se preocupar mais com os resultados e menos com processos.

Mas atuar assim pode se tornar um problema para alguns profissionais do RH, que nunca antes se preocuparam muito em desenvolver esse pensamento mais estratégico e essa visão de participação efetiva nos resultados da empresa.

É ai que os profissionais do Marketing podem ajudar o pessoal do RH. Eles têm um foco muito grande para resultados e a agilidade na análise de problemas e na tomada de decisão, tudo em conseqüência do próprio trabalho que exige o desenvolvimento dessas habilidades. Alem disso, têm uma facilidade grande de comunicar as coisas de maneira simples e direta.

Por seu lado, o profissional de RH também pode auxiliar muito o profissional de Marketing, já que ele tem uma visão mais voltada para as pessoas e menos para o produto ou serviço oferecido pela empresa, servindo assim de um contraponto bastante interessante ao Marketing, que tem uma visão extremamente pratica quando da analise de um problema que envolva resultados. E não podemos esquecer que por melhores que sejam os planos de marketing das empresas, os resultados são na verdade obtidos pela ação de pessoas.

Portanto, não parece nenhum sacrilégio imaginar que estas duas áreas, Marketing e RH, mesmo com focos diferentes, possam se juntar e trabalharem de maneira a uma completar a outra, obtendo ambas muitas vantagens.

 

Share.

Leave A Reply