O que é Anúncio Nativo ou Native Advertising?

0

Um novo conceito vem ganhando força e promete mudar todas as estratégias de marketing digital, impulsionando principalmente as vendas nas mídias sociais, como: Facebook e Twitter. O conceito “Native Advertising” ou em português Anúncio Nativo é uma forma de conectar a empresa com o cliente usando a publicidade online paga, focando na experiência do usuário, utilizando conteúdo relevante como atrativo.

O intuito do conceito é fazer com que a campanha paga seja menos invasiva, como publicidades repletas de inputs de venda, pouca interação e que diminuem as chances do consumidor clicar no anúncio.

“Conteúdo é Rei”, já dizia Bill Gates em 1996.

O conteúdo relevante gera uma forma natural de comunicação no universo do destinatário. Usando-o na formatação dos materiais de propaganda, é uma forma de ganhar a atenção dos usuários e aumentar os cliques no anúncio.

Classificado como um passo a partir de publicidade mais tradicionais, como publi, publicidade nativa está fornecendo marcas com a oportunidade de oferecer algo que é de interesse para o leitor e para assegurar que a mensagem da marca está sendo clara.

Plataformas como Twitter e Facebook são divididas em duas categorias para formar ambientes abertos e fechados. Por exemplo, promovendo tweets no Twitter, posts no Facebook ou vídeos no You Tube são categorizados como plataformas fechadas. Como o anunciante está a criação de perfis dentro de um ambiente fechado. Promover o mesmo anúncio ou conteúdo de marca através de múltiplas plataformas é comumente conhecido como uma plataforma aberta devido ao fato de que o conteúdo é anunciado fora em outros canais sociais e em múltiplas plataformas.

A publicidade nativa preenche a lacuna entre a publicação da marca e banners publicitários. Ao longo dos anos, banners publicitários foram perdendo cliques devido ao fato de que o público se acostumou a ver os anúncios publicados neste formato. Os banners espalhados em sites, mídias sociais, aplicativos móveis e redes sociais agora são ignorados tão rapidamente quanto eles são vistos, o que coloca em cheque tudo o que tem sendo feito no Brasil e no Mundo, quando se fala em publicidade online.

Ainda muito fraca no Brasil, o anúncio nativo ou a publicidade nativa vem evoluindo junto com as necessidades de se estabelecer um contato com a experiência do usuário, fazendo uma publicidade mais direcionada.

Share.

Leave A Reply