O que é Copywriting?

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Copywriting em primeira instância, é o processo de escrever textos publicitários de forma criativa, com palavras persuasivas. Esse método é responsável pelo texto em folhetos, outdoors, sites, emails, anúncios, catálogos e hoje em dia nas campanhas de marketing digital. Ao contrário de notícias ou artigos, copywriting tem a missão despertar no consumidor a vontade de comprar aquele produto ou serviço.

Muito parecido com o conceito de Native Advertising ou Publicidade Nativa, o copywriting tem como base o conteúdo relevante, mas com a diferança de criar valores a tudo que está sendo comunicado. É por isso que um copywriter é muitas vezes referido como “um vendedor de impressão.”

Exemplo de copywriting

Eu tenho um serviço de cursos especializados em marketing e na minha campanha quero dar um destaque grande no facebook. Se eu não tenho experiência na arte de seduzir o consumidor através do texto, eu provavelmente escreveria:

“Novo Curso de Marketing para profissionais da área. Inscreva-se!!!”. Quantas profissionais de Publicidade escrevem textos assim todos os dias? Olhe na sua timeline do “face”, você verá que a maioria dos anúncios estão com essa escrita.

Agora imagina uma abordagem mais emocional trazendo história e experiência vividas por mim:

“Eu Antonio Savino, formado em Publicidade e Propaganda, quero dividir todo o meu conhecimento de mais de 10 anos na área de Marketing, através do meu curso “Expert em Marketing”, no qual capacitei mais de 20.000 mil alunos, a aumentarem suas capacidades de venda em 1000%.”

Qual dos dois cursos você compraria? O segundo texto está carregado de emoção, história e um ponto muito importante a conexão entre o consumidor, serviço e o profissional. Além disso, no texto introduzimos alguns inputs importantes para venda. Olhe a frase novamente e veja as palavras em negrito.

Formado = Capacitado e qualificado para tal ação;

Dividir + conhecimento + 10 anos na área de Marketing = Para um profissional que procurar um curso de marketing o mais importante é aprender com profissionais que estejam no mercado a um certo tempo, e o simples fato de um profissional qualificado querer dividir sua experiência é sinonimo de venda.

Capacitei mais de 20.000 mil alunos, a aumentarem suas capacidades de venda em 1000% – Se através do curso eu capacitei tanta gente a virar um ótimo vendedor, porque com você não seria diferente?.

Quem é o profissional de Copywriting?
O profissional responsável é chamado de copywriter muitas vezes lida com várias contas de clientes, ao mesmo tempo, o que torna o trabalho variado e interessante. Atividades de trabalho típicos podem incluir:

  • Contatos com clientes;
  • Desenvolvimento de ideias e conceitos criativos, muitas vezes em parceria com o diretor de arte;
  • Apresentar idéias para colegas e clientes;
  • Escrita persuasiva, cópia clara, original;
  • Atualização de mídia digital;
  • Revisão de cópia para verificar a ortografia e gramática;
  • Supervisionar campanhas através da fase de produção até a conclusão;
  • Trabalhando em várias campanhas ao mesmo tempo, às vezes sob pressão e muitas vezes com prazos apertados;
  • Monitoramento da eficácia de campanhas publicitárias.

 

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