O que é um CMO?

0

A sigla CMO é muito comum no meio empresarial, principalmente nos países de língua inglesa, como: Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e outros. Estamos falando de uma das posições mais desejadas na área de marketing, o CMO – Chief Marketing Officer ou em português Diretor de Marketing, que é responsável pelas atividades de uma organização nos setores de criação, comunicação, marketing, planejamento, mídia, atendimento e vendas.

O maior objetivo de um Diretor de Marketing é transmitir a todos os colaboradores os valores da empresa, com a visão de conectar a marca com o cliente e parceiros de negócios. Ele é responsável por todo o lucro que a empresa registra, por isso, a pressão por resultados é muito grande.

As primeiras missões do Diretor é facilitar o crescimento de vendas pelo desenvolvimento de um plano de marketing, promovendo o reconhecimento da marca e ajudando a organização a ganhar vantagens competitivas no mercado. Para isso, o CMO precisa ser um excelente gestor e líder, motivando e criando seguidores dentro da empresa, que por sua vez assumem a garantia que a “voz do cliente” seja ouvida e realizada.

O Diretor de Marketing de uma empresa reporta-se para o Presidente e muitas vezes para um Diretor Geral. Uma tarefa difícil, tratando-se da responsabilidade de trazer de volta o dinheiro investido e lucros para o avanço da empresa. Portanto, o profissional precisa ter além de um currículo com bastantes experiência, um inglês fluente, Pós-Graduação, cursos de atualização e conhecimentos de softwares.

Share.

Leave A Reply