Quem vai segurar Mark Zuckerberg e o Facebook

0

Quem vai segurar Mark Zuckerberg e o Facebook

Por Antonio Savino

A grande verdade é, que o jovem americano no auge dos seus 27 anos é um dos empresários mais famosos do Mundo, principalmente no que se abrange o marketing digital. Mark Elliot Zuckerberg nasceu no dia 14 de maio de 1984, no Condado de Westchester, no Estado de Nova Iorque.

Na escola Zuckerberg já era destaque entre os colegas nas aulas de artes e cultura clássica, ganhou diversos prêmios nas áreas de Ciências da Astronomia, Física e Matemática e também aprendeu a falar e escrever hebraico, grego antigo, francês e latim.

No ensino médio por incentivo do seu pai começou a escrever softwares e aprendeu a programação do Atari. Seu pai muito orgulhoso, contratou um profissional que desenvolvia software, David Newman, para dar aulas particulares. Logo Newman já estava chamando-o de “menino prodígio”. Como se não bastasse ter esse currículo, ainda na adolescência Zuckerberg fez Pós Graduação em programação, quando ainda estava no colégio.

Entre tantas habilidades geniais, pode- se destacar duas:

– Durante a adolescência ele gostava de criar jogos e simuladores;

– Trabalhou na empresa Intelligent Media Group e lá criou um sistema de música chamado Synapse Media Player.

Com todo esse desenvolvimento a Microsoft e AOL quiseram a contratação de Mark, porém ele preferiu entrar na Universidade de Havard em 2002.

Na Universidade de Harvard não foi diferente, ele construiu um sistema chamado Course Match que ajudava os alunos a escolher grupos de estudos e tempos depois construiu o Face Mash, que brincava com fotos dos alunos de Harvard e selecionava as pessoas com melhor aparência. Porém, nem todos os estudantes gostaram de sua genial ideia e a faculdade bloqueou o site, fazendo com que o “menino prodígio” viesse a público pedir desculpas.

Em 2004, Mark Zuckerberg fundou o “The Facebook”, juntamente com Eduardo Saverin (brasileiro), Chris Hughes e Dustin Moskovitz. Em pouco tempo a rede social cadastrou todos os alunos de Harvard e foi à busca de outras universidades, Stanford e Columbia.

Vamos ver abaixo um histórico da evolução de Mark Zuckerberg e do Facebook:

– O ano de 2005 foi um ano de decisões para a empresa, que recebeu 12,8 milhões de dólares de capital da empresa Accel Partners;

– Em agosto desse mesmo ano o “The Facebook” compra definitivamente o domínio “facebook”, por 200 mil dólares da empresa Aboutface;

– Expansão da rede para países como: Canadá, Reino Unido, Porto Rico, México, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália.

2006

– Parceria com a iTunes Store, visando dar gratuitamente o acesso a música para estudantes;

– Alemanha, Índia e Israel foram países que adotaram a rede social no ano de 2006/ 2007;

– Facebook inaugura o Facebook Marketplace, gerando anúncios gratuitos;

– Facebook compra a Parakey, Inc;

– Mark Zuckerberg recusa proposta de compra do Facebook pela Microsoft.

2010

– No Brasil o Facebook começa uma parceria com a operadora TIM, que disponibilizava o acesso grátis na plataforma para usuários da operadora;

– O Facebook ganha o mercado brasileiro com 40 milhões de usuários.

2011

– Calendário de eventos, chat ao vivo pelo Facebook, chamada de vídeo em parceria com o Skype 2012;

– 24 de março, Facebook adquire 750 patentes da IBM;

– Mark Zuckerberg anuncia a aquisição do aplicativo de fotos Instagram.

Atualmente existem mais de 2 bilhões de pessoas conectadas a internet no mundo inteiro. Para entender o tamanho do Facebook , pensamos que hoje o número de usuários chega a quase 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro, interagindo diariamente na plataforma.

A grande verdade é que o “menino prodígio” no auge do seus 27 anos, está realizando diversas parcerias que estão ajudando a incorporar ainda mais o sistema. Além dessas parcerias Zuckerberg está comprando parte de seus concorrentes, fazendo com que sua empresa fique mais forte.

A questão aqui é clara, o Orkut não teve a mesma ambição ou até mesmo visão que o Facebook, e quando me perguntam se o Facebook vai durar, eu só penso em uma resposta:

Será que alguém consegue parar Mark Zuckerberg e o Facebook?

Share.

Leave A Reply